Páginas

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Identidade de gênero

Gênero, não orientação sexual!


Querido viajante,

Antes de tudo, vamos esclarecer.

Orientação sexual: Sua sexualidade, por quem você sente atração sexual (heterossexual, homossexual, panssexual, bissexual, assexual, etc...).

Sexo: Um dos gêneros binários (feminino e masculino) do qual você nasceu.

Gênero: Como você se refere a si mesmo, mais se sente à vontade, mais é "você", e é disso que falaremos aqui.

~

Ultimamente, identidade de gênero tem sido um assunto que muitas pessoas se perguntam a si mesmo, "o que eu sou?" não é a pergunta, a pergunta é "como eu me sinto?".
Para descobrir qual seu gênero, é necessário olhar para si mesmo, descobrir como você se sente melhor.
É complicado achar o termo que mais se encaixa, que tal citar alguns?

Cis: Você se refere no gênero do qual você nasceu.  (Nasci garoto, me refiro como garoto/Nasci garota, me refiro como garota)

Garoto transgênero: Garotos com órgãos genitais femininos, ou seja, garotos nascidos no corpo feminino.

Garota transgênero: Garotas com órgão genitais masculinos, garotas nascidas no corpo masculino.

Genderqueer: Alguém que é dos dois gêneros binários, ou mais, porém, são "ao mesmo tempo" todos os gêneros dos quais se referem.

Genderfluid: Alguém que é dos dois gêneros binários, ou mais, porém, alternam entre os gêneros dependendo de como se sentem. (curiosidade: escritor(a) desse blog é genderfluid).

Agender: Alguém sem gênero, neutro.

Andrógeno: Uma certa mistura das características do masculino e feminino.

Pangênero: Alguém que se sente e se refere em todos os gêneros.
~

Uau! Quantas identidades e eu nem citei todas! Mas, a questão é, "como eu me sinto?", lembra?
Temos que ir aos poucos, eu demorei bastante tempo pra descobrir o termo "genderfluid" e que eu me encaixo nele, alguns têm sorte de descobrir na infância, outros, bem depois, então você deve tentar se descobrir, desvendar, pense no seu passado também, como você se sentia, agia, etc. Pense em qual gênero você se sente melhor, em qual você fica mais feliz.
Teste! Um dos jeitos de descobrir seu gênero é testando, se referindo de um jeito, depois de outro. Aquele no qual você se sentir melhor, bingo! Pode ser esse!

Mas lembre-se,

Rótulos não dizem nada, não irá mudar nada em você, tudo bem? Não procure ficar se descabelando para se rotular, se estiver bem com seu gênero, tudo ótimo, se não, tente se encaixar em um, é um peso tirado das costas! E você não precisa ficar se preocupando muito com isso, é só um modo de se conhecer melhor, mas é preciso certo auto conhecimento para isso, então, não esqueça, vá aos poucos.

"Mas, como eu respeito as pessoas à minha volta? Como eu me refiro à elas?"
Pergunte! Perguntar qual pronome a pessoa prefere já é um grande passo para respeito à essa pessoa.

Espero que tenha esclarecido o assunto!

Até a próxima, viajante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário